Microscopia em Alimentos

microscopia é uma técnica que pode ser aplicada à análise de alimentos, cumprindo várias finalidades dentro desse universo. Ela torna possível a identificação de elementos vegetais como: diferentes tipos de amido, espécies de café, canela, entre outros. Esse método de análise também detecta elementos associados à deterioração do alimento, como filamentos de fungos e contaminação por fragmentos de insetos, pelos de roedor e outras matérias estranhas, de diversas naturezas.

Em 28 de março de 2014, foi aprovada pela Anvisa a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 14, que “dispõe sobre matérias estranhas macroscópicas e microscópicas em alimentos e bebidas, seus limites de tolerância e dá outras providências”. Esta resolução se aplica aos alimentos em geral, inclusive águas envasadas, outros tipos de bebidas, matérias-primas, ingredientes, aditivos alimentares e aos coadjuvantes de tecnologia de fabricação, embalados ou a granel, destinados ao consumo humano. No âmbito dos alimentos contemplados pela resolução, são analisados fragmentos de insetos indicativos de falhas das boas práticas (não considerados indicativos de risco), fungos, fragmentos de pelos de roedor, insetos inteiros mortos, bárbulas, ácaros, areia, além de partes indesejáveis (impurezas).

NUGAP

Na mesma resolução, recebem destaque as matérias estranhas indicativas de riscos à saúde humana, detectadas macroscopicamente e/ou microscopicamente, capazes de veicular agentes patogênicos para os alimentos e/ou de causar danos ao consumidor. Tais matérias incluem insetos, roedores, excrementos de animais, parasitos em qualquer fase de desenvolvimento, objetos rígidos, pontiagudos ou cortantes, fragmentos de vidro e filmes plásticos.

Por tudo isso ressaltamos a relevância de uma análise microscópica de sujidades leves em alimentos. O produtor, antes de lançar seu produto no mercado, deve realizar estes ensaios para garantir a segurança alimentar de seu consumidor.

EM 2018 FOI CRIADO O CENTRO DE MICROSCOPIA NUGAP, PARA ATENDER TODA DEMANDA DISPOSTA NA RDC nº 14, DE 28 DE MARÇO DE 2014

 Quer saber mais sobre Microscopia em Alimentos?

Clique no botão abaixo e envie uma mensagem por WhatsApp.

WhatsApp!