VOCÊ CONHECE OS CRITÉRIOS PARA RECONHECIMENTO DE COMPETÊNCIA TÉCNICA DE UM LABORATÓRIO DE ENSAIO?

Talvez pela sua abrangência, a série ISO 9000 é, dentre os conjuntos de normas ISO, a mais conhecida pelo público não especializado. Trata-se de uma importante certificação, voltada para a gestão da qualidade, que pode ser conferida aos mais diversos tipos de organização: empresas, instituições, indústrias, laboratórios. No âmbito de uma organização, o ISO 9000 representa uma consistente verificação da qualidade em relação aos processos e na interação entre estes processos e as pessoas.

Contudo, a série ISO 9000 não diz respeito à competência técnica relativa aos procedimentos mais específicos que uma empresa oferece a seus clientes. Para este fim, foram desenvolvidas outras séries especializadas que contemplam conjuntos de normas específicas para determinados fins. É para essas regras que devem estar atentos aqueles que buscam um serviço que cumpra com os padrões internacionais do seu segmento.

A norma internacional mais relevante quando o assunto são testes laboratoriais é a ABNT NBR ISO/IEC 17025. Essa certificação – que não pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa, mas somente a laboratórios de ensaio e calibração – representa a padronização dos testes que constituem a finalidade de determinada organização. Além disso, contempla em si todos os requisitos da ISO 9000, ou seja, aquele que está em conformidade com a ABNT NBR ISO/IEC 17025 também o está com a norma ISO 9000, mas o contrário não ocorre.

Além disso, a ABNT NBR ISO/IEC 17025 tem entre suas vantagens a concreta padronização, em nível mundial, dos processos de testes, o que significa que os laboratórios certificados com essa norma falarão a mesma língua, em qualquer parte do mundo. Isso torna muito mais simples a tarefa de se trabalhar em conjunto com outras partes do globo, pois facilita a comunicação e uniformiza a interpretação dos resultados entre organizações distantes, mesmo quando sujeitas às mais diversas legislações.

Naturalmente, tal certificação não é simples de ser obtida e o usuário dos serviços prestados pelos laboratórios de ensaio e calibração devem estar atentos. Aquele que recebeu o certificado ABNT NBR ISO/IEC 17025 teve que, necessariamente, ter sua competência rigorosamente atestada em relação a todos os processos dos testes que oferece, em todos os níveis.

QUEM PODE CREDENCIAR LABORATÓRIOS DE ENSAIO?

No Brasil, apenas o INMETRO e Redes Metrológicas Estaduais podem conceder acreditação ou reconhecimento de competência de acordo com os requisitos estabelecidos na ISO/IEC 17025. Para habilitação junto ao Ministério da Agricultura e Anvisa (Reblas), o principal requisito é a acreditação junto ao INMETRO.

O LABORATÓRIO NUGAP ESTÁ EM PROCESSO DE CREDENCIAMENTO NA NORMA INTERNACIONAL ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 E AMPLIAÇÃO DO ESCOPO PELA REDE METROLÓGICA DE MINAS GERAIS