Blog

Certificação de café em Minas Gerais

Certificação de café em Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é o maior produtor de café do país. A safra de 2021 chegou a 21,45 milhões de sacas colhidas, o que equivale a 46% da safra nacional, de acordo com os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seapa).

O título de maior estado produtor foi mantido mesmo em um ano em que as lavouras foram atingidas por fortes geadas. O café mineiro tem origem em 451 cidades do estado. O cultivo da bebida mais amada do país ocupa uma área de 1,3 milhão de hectares.

Qual o melhor café de Minas?

Em um universo com milhares de produtores em todo o estado, o café que se destaca é aquele que possui certificação de qualidade e produção.

É fundamental garantir que o produto é de qualidade e que cumpre todas as exigências legais para estar no mercado. Isso traz credibilidade para a marca e fidelidade por parte do consumidor.

A certificação leva em conta o cumprimento de normas, por exemplo, em relação à lavoura; responsabilidade ambiental e social; rastreabilidade; e poder de gestão da propriedade.

Atualmente, Minas Gerais tem três regiões com certificado de origem para o café: Matas de Minas, Mantiqueira e Cerrado. Outras duas regiões trabalham para receber a mesma certificação: Chapada de Minas e a Região dos Cafés Vulcânicos.

Por outro lado, cada produtor deve certificar o seu próprio produto e classificá-lo dentre as mais diversas características existentes, que variam desde o tipo – considerando a qualidade do grão -, à classificação da bebida gerada a partir daquela safra específica.

É preciso confiar o seu produto em um laboratório devidamente autorizado pelo Inmetro e/ou redes metrológicas estaduais. O Nugap é o centro de pesquisas e análises que mais se destaca, sendo uma empresa especializada em proteger a sua plantação.

O melhor café: Boas práticas de plantio sustentável

Desde supermercados a países importadores, cada vez mais os clientes do café mineiro buscam por práticas de manejo sustentáveis e éticas. As boas práticas devidamente certificadas, garantem ao produtor maior espaço no mercado nacional e internacional, e a garantia de melhores resultados financeiros. A produção adequada às novas tendências se torna ainda mais efetiva.

Além disso, a certificação garante que o produto originário em Minas Gerais é único, com características específicas.

A certificação garante a qualidade do produto e também uma melhor remuneração para os produtores de café, com a inclusão de novos mecanismos de precificação e proteção ambiental.

Qual é o café mais produzido em Minas?

O café do tipo arábica corresponde a 99% dos grãos produzidos em Minas Gerais. Boa parte desse café é tipo exportação, chegando a mais de 80 países, como Alemanha, Estados Unidos, Japão, China e Itália. Esses são os maiores compradores.

A qualidade é o que mais atrai a atenção para o café mineiro. E não são só os sistemas de produção os responsáveis por esse resultado fascinante. Os aromas e os sabores também são diretamente influenciados pelo clima, altitude e tipo de solo do estado. Essa combinação é o que torna o café de Minas único, conquistando mercado em todo o mundo.

Como certificar o café?

O Nugap possui uma equipe especializada para realizar a avaliação e qualificação dos mais diversos tipos de café. A empresa realiza testes microscópicos e microbiológicos, que incluem a avaliação de histologia, coliformes, entre muitos outros itens essenciais.

Também são identificadas a quantidade de impurezas e sujidades leves; o ponto de torra; a granulometria; entre diversos outros pontos. Toda essa análise especializada permite a elaboração de estratégias e soluções para aprimoramento dos sistemas de produção, com resultados positivos em aumento da safra e qualidade.

Qual a melhor empresa de certificação?

O Nugap atua no mercado há quase 25 anos e possui expertise em atender demandas da indústria alimentícia em todo o país. A empresa trabalha em perfeita conformidade com a legislação vigente, sempre atenta às atualizações das normas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Nugap