Blog

Café: o que são Indicações Geográficas?

Café: o que são Indicações Geográficas?

De acordo com Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Brasil possui 12 Indicações Geográficas (IG) de café, mantendo-se como o maior produtor do mundo e o segundo maior consumidor do grão, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Os protocolos de Indicações Geográficas (IG) são aplicados em dezenas de países, sendo mais comuns na Europa. O Brasil ainda apresenta números pouco expressivos, mas tanto o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) quanto o Sebrae, e diversos outros órgãos governamentais, trabalham para que o país organize melhor as mais variadas cadeias produtivas de acordo com os padrões internacionais.

As IGs podem ser traduzidas como indicação de procedência, levando-se em consideração o país, cidade, região ou localidade que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto, ou seja, remete ao nome do local em que estabeleceu-se ótima reputação.

Por exemplo, o café, o queijo, a cachaça e a panela de barro brasileiros entram nessa categoria de procedência.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo. Para integrar a lista de produtores que fazem parte de uma Indicação Geográfica, é preciso que o café seja certificado, garantindo a procedência e agregando valor à marca.

A certificação é a comprovação de que o café é produzido com a inclusão de boas práticas agrícolas, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. A conquista do certificado, por meio de empresas credenciadas, como o Nugap, é a garantia de que o negócio está apto a vender para o mercado interno e externo.

Procedência do café: Saiba como comprová-la

O Nugap possui uma equipe especializada para realizar a avaliação e qualificação dos mais diversos tipos de café. A empresa realiza testes microscópicos e microbiológicos, que incluem a avaliação de histologia, coliformes, entre muitos outros itens essenciais.

Também são identificadas a quantidade de impurezas e sujidades leves; o ponto de torra; a granulometria; entre diversos outros pontos. Toda essa análise especializada permite a elaboração de estratégias e soluções para aprimoramento dos sistemas de produção, com resultados positivos em aumento da safra e qualidade.

Nugap: A melhor empresa de certificação de café

O Nugap atua no mercado há quase 25 anos e possui expertise em atender demandas da indústria alimentícia em todo o país. A empresa trabalha em perfeita conformidade com a legislação vigente, sempre atenta às atualizações das normas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Nugap