O Nugap

O NUGAP

O Laboratório NUGAP foi fundado em Belo Horizonte, no ano de 1997 por Giselia Campos – Farmacêutica, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Doutora em Ciência Animal.

No início de nossas atividades, atuávamos sobretudo no auxílio a indústrias alimentícias de todo o país, exercendo o controle de qualidade de seus produtos.

  • 2004

    Credenciamento Ministério da Agricultura

    Fomos o primeiro laboratório do Brasil credenciado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para a realização de análises físico-químicas em produtos de origem vegetal, sendo este, o café. Essas criteriosas análises são realizadas para fins de classificação em amostras oriundas do controle oficial – exercido pelo próprio ministério. Além disso, credenciamo-nos em outros programas específicos daquele órgão, todos eles relacionados ao café torrado (moído ou em grãos), tendo formalmente designado o escopo de tais credenciamentos à análise de impurezas e sujidades leves (fragmentos de inseto, ácaros e outras matérias estranhas), até 2013.

  • 2005

    Programa de Controle de Pureza do Café

    Participamos de programas de certificação de café, realizando análises laboratoriais (impurezas e matérias estranhas) para certificadoras especializadas.

  • 2012

    Novas parcerias

    Firmamos parcerias com diversas mineradoras para a realização de análises físico-químicas em amidos e farinhas, auxiliando nas diferentes tipologias de minério em etapas de flotação.

  • 2013

    Reunião Anual dos Laboratórios Credenciados ao MAPA

    Participamos da 1ª Rala-IQA – Reunião Anual dos Laboratórios de Área de Identidade e Qualidade dos Alimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

  • 2017

    Credenciamento na Norma Internacional

    Recebemos o credenciamento na norma internacional ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 pela Rede Metrológica de Minas Gerais, com todo escopo direcionado para o café torrado – moído ou em grãos.

  • 2018

    Nova revisão ABNT NBR ISO/IEC 17025 e criação do Centro de Microscopia Nugap

    Implementamos a nova revisão da norma internacional ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 em parceria com o Sebrae MG e Rede Metrológica de Minas Gerais.
    Criamos o Centro de Microscopia Nugap para atender toda demanda disposta na RDC nº 14 de 28/03/2014 - Anvisa.

  • 2019

    Credenciamento Ministério da Defesa

    Fomos credenciados pelo Ministério da Defesa/Comando da Marinha/Secretaria-Geral/Diretoria de Abastecimento para realização de ensaios físico-químicos e sensoriais periódicos no café, publicado no Diário Oficial da União em: 27/05/2019 | Edição: 100 | Seção: 3 | Página: 22.